Cabanhas catarinenses divulgam a qualidade genética da raça que oferta carne de alta qualidade ao mercado

A raça Devon será representada por quatro cabanhas catarinenses na ExpoCaçador 2022, que acontece de 24 a 27 de março, no Parque das Araucárias, em Caçador (SC). O evento está completando 88 anos e é um dos mais tradicionais do Meio-Oeste catarinense. Participam, desta edição, exemplares da Cabanha da Barra, de Caçador, Fazenda Sonho e Realidade, de Água Doce, Fazenda São Francisco, de Caçador e Fazenda Munaro, de Videira.

Crédito da foto: Gustavo Rafael

A presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon, Simone Bianchini, acredita que a ExpoCaçador é uma importante vitrine para divulgação da raça e do trabalho realizado pelos criadores. “Um evento como esse permite que o produtor rural visitante conheça mais e melhor sobre a docilidade, a rusticidade e a habilidade materna da raça, tornando-o um potencial utilizador da genética Devon”, afirma.

A dirigente lembra que os animais são de fácil manejo e com alta capacidade de produção de carne. “Temos o programa Carne Devon Certificada, em parceria com o Frigorífico São João, em que a própria Associação é responsável pela certificação e garantia da qualidade da carne. O selo de certificação agrega valor e oferece, ao mercado, um produto de qualidade diferenciada”. Simone observa, ainda, que há uma demanda por parte do consumidor por esse tipo de produto.

Luciano Castilho, presidente da Associação de Pecuaristas de Caçador e Região, vê com otimismo a participação da raça na mostra. Ele relata que a rusticidade, uma das principais características do Devon, é decisiva na opção do produtor rural pela raça. “São animais que suportam bem o nosso clima, com mínimas que chegam a 7 graus negativos no inverno e calor de 35 graus no verão, essa adaptação é muito importante”, explica. Castilho entende que o bom desempenho do Devon se reflete na boa comercialização dos animais. “No último leilão, no ano passado, as médias dos touros foram de R$ 21,6 mil e as fêmeas foram a R$ 20,5 mil”, lembra.

“O rebanho Devon na região é muito bem sucedido, temos criadores que investem em genética, com transferência de embriões e fertilização in vitro nos seus planteis”, afirma André Canalle, secretário adjunto de Agricultura do município. Ele lembra que Caçador é o maior pólo populacional do Meio-Oeste e o sétimo exportador do estado. “Temos representatividade econômica e isso atrai pessoas de toda a região. A raça Devon sempre chama a atenção, mesmo do visitante que não é envolvido diretamente com o agro. Será uma oportunidade para atrair novos criadores também”. Uma área do parque é dedicada exclusivamente para a exposição agropecuária, que tem entrada gratuita. A expectativa dos organizadores é receber 120 mil pessoas em quatro dias de evento.

Imprensa Devon e Bravon:

 Simone Müller / jornalista

  51-99818.5834

 Alessandra Bergmann / jornalista

  51-99914.9221