Criatório de São Gabriel é referência na produção da raça para o Brasil Central

Um dos mais tradicionais criatórios da raça Devon do Rio Grande do Sul, a Cabanha Santa Maria, de São Gabriel (RS), promove seu 48º leilão anual, na próxima segunda-feira (3 de outubro), em formato virtual. Serão ofertados seis touros e cinco fêmeas Devon, todos nascidos em 2019 e que se destacaram na sua geração, além de exemplares de diferentes genéticas.

O proprietário da Santa Maria, Benedito Franco, destaca que quatro touros são mochos homozigotos, filhos de Benedictus Neto 2486 e de sangue totalmente aberto, o que poucos têm. Das fêmeas selecionadas para o leilão, duas estão prenhes do Benedictus Neto 2486 e três com cria ao pé, do touro mocho Santo Antônio 1226. “Separei os melhores exemplares desta geração para o leilão e os touros estão aptos para reprodução”, garante o criador, que nos últimos anos vendeu mais de um mil touros Devon para compradores do Brasil Central. Benedito Franco ressalta que os animais Devon são extremamente rústicos, ideais para propriedades com campos menores e têm carne com excelente marmoreio.

O remate será a partir das 20h, com transmissão pelo Lance Rural. A Programa Leilões e a Parceria Leilões são as responsáveis pelo remate, com Fábio Crespo no comando do martelo.

Raça, genética e tradição – A Cabanha Santa Maria é um dos mais tradicionais criatórios da raça Devon do Rio Grande do Sul desde que foi fundada, por Carlos Benedito Franco, em 1959, se destaca pela qualidade genética de seu plantel.

Para a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, a família Franco realiza um excelente trabalho na seleção da raça Devon. “A Cabanha Santa Maria investe é reconhecida na produção de touros que são bastante utilizados nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, disseminando excelentes animais para o cruzamento industrial. É assim desde o fundador, Carlos Benedito Franco, e continuada com sucesso pelo seu filho”. Esse reconhecimento, segundo Simone, é visível também pela presença de touros em centrais.

Crédito das fotos: Gustavo Rafael

Imprensa Devon e Bravon:

. Simone Müller / jornalista

  51-99818.5834

. Alessandra Bergmann / jornalista

  51-99914.9221