Avaliação marca o retorno do Bravon às pistas do Parque Assis Brasil
O julgamento dos animais rústicos das raças Devon e Bravon na Expointer 2024 foi antecipado em um dia. Os 23 exemplares inscritos – 12 deles Bravon – vão a julgamento na manhã da quarta-feira, 28 de agosto. Será às 10h, na pista 20 do Parque Assis Brasil, logo após a admissão dos exemplares.
Já os Devon de argola, tanto machos quanto fêmeas, serão julgados na tarde do mesmo dia 28. “Conseguimos conciliar a agenda da pista de rústicos com a da Associação, graças a um remanejo de horários. Essa mudança vai possibilitar que o público acompanhe os momentos mais importantes das nossas duas raças na Expointer em um único dia e, além disso, será uma maneira de tornar o julgamento mais dinâmico”, considera Simone Bianchini, vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB).
Os julgamentos, de argolas e rústicos, serão conduzidos por Eduardo Duval, criador com 46 anos de experiência na criação de Devon na Estância Ginkgo, de Dom Pedrito (RS). Engenheiro Agrônomo e especialista na avaliação de bovinos, foi diretor de provas zootécnicas da ABCDB e coordenou Testes de Ganho de Peso realizados em parceria com a Fepagro, por muitos anos. Também foi jurado em exposições de Pelotas, Camaquã, Encruzilhada do Sul, Canguçu e Herval. “Fiquei muito honrado com o convite. A Expointer é uma referência entre os criadores, pois o que sempre vemos em pista são animais adultos, mostrando o alto nível que alcançaram, e jovens que nos levam a imaginar o avanço que vão atingir”, ressalta o criador.
Bravon – A avaliação marca o retorno do Bravon às disputas pelas rosetas de Grande Campeão na feira. A última participação de exemplares rústicos da raça havia sido em 2009 e de argola em 2022. A raça sintética combina uma composição racial específica, que reúne a qualidade carniceira do Devon com as raças zebuínas. O resultado é a heterose, que torna a pecuária mais produtiva. Neste ano, foram inscritos nove fêmeas e três machos.
O zootecnista e mestre em melhoramento genético animal Nathã Carvalho, também conselheiro técnico da Febrac (Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça), acredita no alto potencial do Bravon. “É um excelente exemplo de raça sintética, capaz de reunir as qualidades zootécnicas que são intrínsecas de raças em que o Brasil é uma referência mundial em genética, como o Devon e as zebuínas. E poder mostrar todo o seu potencial na Expointer, que é uma vitrine internacional, com animais oriundos de criadores reconhecidos pelo trabalho de excelência na seleção que já realizam na raça Devon, é de importância imensurável. O crescimento do Bravon é motivo de comemoração e celebração para a genética brasileira e é importante prestigiarmos esse grande momento.
A premiação ocorre no final da tarde, no estande da ABCDB, com desfile do Grandes Campeões de argola pelo Boulevard. Após, às 20h, apresentação musical do trio de violões latino americano Sonora Madeira, com participação especial da cantora Adalgisa Zambrano.