Anúncio ocorreu na noite desta segunda-feira na Expointer

Dois tradicionais criatórios de Devon foram reconhecidos pelo excelente desempenho no melhoramento genético dos seus plantéis. A Cabanha Santa Alice, de Santa Maria (RS), que pertence à Sucessão de Armando Ribas, foi a vencedora do Prêmio Difusão Genética Nacional 2024 pelo touro Galpão Candidato 1502 de Santa Alice 2280, que alcançou o índice final mais alto entre os reprodutores Devon, com 489,07 pontos. Os resultados foram anunciados na noite desta segunda-feira (26/4), na 47ª Expointer, em Esteio (RS). A premiação é um reconhecimento da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) às cabanhas proprietárias do touro e da vaca cujos filhos avaliados obtiveram a maior soma de Índice Final no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

A fêmea vencedora, com 67,10 pontos de índice final, foi a vaca ‘Valência’ Saudade 4154 Stone 05261, do criador José Carlos Assis Brasil Senna e proprietária Ana Cecília Teixeira Senna Ribas, da Cabanha Saudade, de São Gabriel (RS). “Muito mais do que um prêmio, a conquista do Supremacia Genética ANC é um reconhecimento do nosso trabalho de seleção em busca de resultados”, comemora Henrique Ribas, diretor técnico das duas propriedades premiadas.

Sobre o touro com maior índice, Ribas ressalta que Galpão de Santa Alice foi o líder do Ranking de touros jovens por índice final em 2021. “Agora ele demonstrou que esse potencial está assegurado também à sua progênie. Com lindo fenótipo e pelo curto, seus índices de desmama e final estão no Top 2% enquanto o índice de carcaça é Top 1%. Por isso investimos esforços em multiplicar essas qualidades nos nossos rebanhos”, acrescenta.

Quanto à fêmea que obteve os melhores resultados, o diretor técnico Henrique Ribas afirma que “a Valência tem uma beleza fenotípica incontestável e integra hoje o nosso time de doadoras de embrião. O brilho maior de sua conquista é ter atingido índices Top 1% nas avaliações de Desmama, Final e de Carcaça, unicamente através do desempenho de seus produtos, já que ela nasceu antes de ingressarmos nossos plantéis no PROMEBO”.

Para a vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon, Simone Bianchini, “a premiação é um reconhecimento da multiplicação de animais melhoradores, proporcionando o crescimento exponencial da raça Devon.”

Crédito das fotos: Henrique Ribas

Assessoria de Imprensa Devon e Bravon:

Simone Müller / jornalista

  51-99818 5834