Crédito da foto: D. Ceron Fotografias
Julgamentos na tarde de sexta-feira, dia 18, serão transmitidos ao vivo
As raças Devon e Bravon marcarão presença na 55ª Expofeira de Canguçu, importante evento do agronegócio da região Sul do estado, que acontece de 16 a 21 de outubro, no parque Hipólito Gonçalves da Silva, em Canguçu. São 40 animais rústicos, sendo 28 Devon e 12 Bravon, que podem ser visitados nas mangueiras e irão a julgamento na sexta-feira, dia 18 de outubro, às 15h.
Nos dois últimos anos, a Devon teve o maior número de animais na feira e foi também a que mais comercializou, conforme relata o presidente do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon de Canguçu, Ludiezer Simões da Silva. “As raças Devon e Bravon têm uma representatividade muito grande na nossa feira, fruto de um trabalho sério e constante de cabanhas e produtores, apoiados pelo nosso Núcleo Regional e a ABCDB (Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon).”
A avaliação dos animais estará sob a responsabilidade do jurado Rodrigo Cherubini, de Nova Prata, com experiência em julgamentos da raça. De tradicional família de criadores, Cherubini cresceu em meio à raça Devon e foi presidente do Núcleo de Criadores dos Campos de Cima da Serra (Nucridevon).
O julgamento será transmitido, ao vivo, pelo canal do Youtube da Terra&Campo TV. Após os resultados, os lotes estarão à venda nas mangueiras do parque.
A vice-presidente da ABCDB, Simone Bianchini, ressalta o trabalho realizado pelos criadores da região. “Foi pelo Sul gaúcho que o Devon entrou no Brasil e o que vemos, até hoje, são cabanhas com excelentes genéticas tanto em Devon quanto em Bravon. As ofertas das duas raças na Expofeira de Canguçu, certamente, comprovam essa excelência.