Touros rústicos serão julgados no dia 19

Três cabanhas que se destacam na criação de Devon representarão a raça na 64ª Exposição Feira Agropecuária de Encruzilhada do Sul, que acontece de 18 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Desidério Finamor, em Encruzilhada do Sul.

Participam desta edição a Fazenda Palmeira, de Camaquã, Cabanha Boeck, de Encruzilhada do Sul e Cabanha Santa Alice, de Santa Maria, com total de nove touros rústicos.

O julgamento da raça acontece no sábado, dia 19, a partir das 14h. Os animais serão avaliados pelo olhar atento do jurado Gaspar Pedroso. O presidente do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon de Encruzilhada do Sul, Renan de Macedo, lembra que manter as Feiras Agropecuárias de Primavera vivas e pujantes é muito importante para a pecuária gaúcha, visto que 2024 é um ano de superação para o Rio Grande do Sul”.  

Este ano, a data da feira coincide com a Expofeira de Canguçu, outro importante evento da região. “Dificultou para algumas cabanhas, mas as participantes levarão exemplares de excelente qualidade e que estarão disponíveis para comercialização,” relata Macedo. Além disso, as mulheres integrantes do núcleo também promovem uma ação beneficente, de ajuda a alguma entidade local.

A vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, lembra que a raça é rústica e tem aceitação muito boa em toda a região. “As três propriedades são reconhecidas por selecionar e preparar muito bem seus animais. É uma oferta enxuta e de qualidade.”

Crédito da foto: Mirelly Cunda

Imprensa Devon e BravonSimone Müller / Jornalista
51-99818.5834