Crédito das fotos: Leonardo Tavares

Raças Devon e Bravon representaram mais da metade dos inscritos.

Representando 60% dos participantes da 55ª Expofeira Agropecuária de Canguçu, 40 exemplares das raças Devon e Bravon movimentaram o parque Hipólito Gonçalves da Silva no evento, que ocorreu de 16 a 21 de outubro.

O touro Timbaúba Caudilho Servant 1669, da Cabanha Timbaúba, de Alfredo Tavares e família, de Pedras Altas, conquistou o prêmio Supremo Campeão de Bovino de Corte da exposição entre todas as sete raças de corte participantes, pela avaliação do jurado Marcelo Selistre. O exemplar, também premiado Grande Campeão Devon da feira, tem 21 meses, 712 kg e 41 cm de Perímetro Escrotal. Alfredo Tavares relata que é a terceira vez que a cabanha conquista a premiação. “É um touro especial que se destaca pela precocidade, pelo fino, excelente padrão racial e cobertura muscular diferenciada. Tem garupa muito forte, bom volume de posterior, muita harmonia e beleza.”

No julgamento das raças, na tarde do dia 18, que pela primeira vez contou com transmissão pela internet, o prêmio de Trio Grande Campeão Machos rústico da raça Devon foi para o lote 7, tatuagens 3022, 3036 e 3048, da Cabanha Santa Alice, de Armando O. Ribas, de Santa Maria (RS). O Grande Campeão Macho rústico foi o touro do lote 5, tatuagem 1669, da Cabanha Timbaúba, de Pedras Altas, expositor João Francisco Marchiori da Silva Tavares e criador Alfredo da Silva Tavares e família. O macho Reservado de Grande Campeão foi o lote 10, tatuagem 7191, da Cabanha Saudade, de Ana Cecília Teixeira Senna Ribas, de São Gabriel (RS).

Entre as fêmeas Devon, o Trio Grande Campeão Fêmeas foi o lote 3, animais tatuagens 6321, 6345 e 6409, da Cabanha Saudade, de Ana Cecília Teixeira Senna Ribas, São Gabriel (RS). A vaca tatuagem 6409, do lote Grande Campeão, foi premiada Grande Campeã Fêmea Rústica. O título de Reservada Grande Campeã Rústica foi conquistado pela terneira do lote 1, tatuagem 17, da Cabanha Corunilha, de Canguçu (RS), propriedade de Ludiezer Simões da Silva.

Raça Bravon – No julgamento de Bravon, a Cabanha Saudade, de Ana Cecilia Teixeira Senna Ribas, de São Gabriel (RS), levou todos os prêmios. O Trio Grande Campeão, entre os machos, foi o lote 14, tatuagens 2302, 2310 e 2312 2302, sendo que o exemplar tatuagem 2310 ficou com o título de Grande Campeão. Nas fêmeas, o Trio Grande Campeão foi o Lote 13, tatuagens 2219, 2223 e 2227. A Grande Campeã foi a novilha tatuagem 2219, de dois anos e com cria ao pé.

O jurado Rodrigo Cherubini elogiou o nível dos exemplares participantes. “Encontrei animais de muita qualidade, que fariam bonito em qualquer pista, e vimos cabanhas tradicionais e novos criadores muito entusiasmados com o Devon e Bravon. O evento foi muito bem organizado, parabenizo o Núcleo de Criadores e agradeço muito a oportunidade e a recepção dedicada a mim e minha família.”

A comercialização foi considerada excelente e a presença do público, só no domingo, ultrapassou os cinco mil visitantes. “Dos 14 touros comercializados na feira, dez são das nossas raças e a Devon é a que mais vendeu, novamente, em 2024”, relata o presidente do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon de Canguçu, Ludiezer Simões da Silva. “Isso demonstra a força das duas raças na região. Agradecemos a todos que de alguma forma contribuíram para esse sucesso, especialmente às cabanhas participantes, ao jurado e à atuação do Sindicato Rural com o núcleo de criadores, que é bem atuante,” acrescenta Silva.

Imprensa Devon e Bravon:

Simone Müller / jornalista

51-99818.5834

devonimprensa@gmail.com