Tradicional premiação é concedida ao proprietário do touro campeão nos Campos de Cima da Serra

Um dia de campo na Fazenda Santo Antônio, município de Guabiju, marcou a entrega do troféu rotativo Reinaldo Cherubini, destinado ao proprietário do touro Grande Campeão da raça Devon nas exposições agropecuárias realizadas nos municípios dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. O evento contou com a presença de criadores da raça e familiares de Reinaldo Cherubini Filho, proprietário do reprodutor campeão, neste sábado, 22 de fevereiro.

O troféu rotativo Reinaldo Cherubini troca de mãos a cada dois anos, conforme a cabanha vencedora, e foi idealizado pelo ex-ministro da Agricultura Luiz Fernando Cirne Lima, criador de Devon e técnico da raça por décadas. A peça, no formato de um touro, é obra do reconhecido escultor gaúcho Vasco Prado.

“Esse troféu é muito significativo, pois além do reconhecimento pelo nosso trabalho, tem o lado emocional. Ele foi instituído em 1968, ano em que meu pai faleceu, e lá se vão quase seis décadas. Acreditamos que é um dos mais longevos da pecuária brasileira,” relata o pecuarista, filho mais novo de Reinaldo Cherubini – um dos pioneiros a introduzir a raça na região, há mais de um século. Por isso, é homenageado com o nome da premiação.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o touro premiado, Santo Antônio 1359 Vulto, que conquistou o grande campeonato da raça na 14ª ExpoAgro André da Rocha. Na sequência, o grupo foi apresentado a uma amostra dos produtos da Santo Antônio, que trabalha com ciclo completo e foco em comercialização de genética, há 40 anos. O manejo sanitário do plantel, que vem obtendo bons resultados na prevenção e combate a parasitas, como o carrapato, também foi abordado. Ainda foi servido churrasco de carne Devon certificada, com qualidade e sabor muito elogiados por todos.

O médico veterinário e técnico da raça, Thiago Jacques, destacou a consistência genética do plantel Devon na propriedade. “O Touro Campeão faz jus ao título, trazendo um fenótipo resultante de uma seleção criteriosa, a partir de provas de melhoramento genético e avaliações de campo. Esse título foi conferido a um reprodutor com potencial de adaptação, além das características desejáveis que levou o animal para a primeira colocação. É a raça Devon novamente mostrando sua força de seleção e qualidade,” avaliou o também presidente do Núcleo de Criadores de Devon dos Campos de Cima da Serra.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Alfredo Tavares, ressaltou a qualidade do encontro e o trabalho genético realizado na Santo Antônio. “Foi um reencontro rico em trocas de experiências. Reinaldo Cherubini Filho é um bom conhecedor da raça, tem um gado bonito e investe em tecnologia, como seleção genômica e de embriões”, afirmou o dirigente. Tavares lembra que, após a Expointer 2024, adquiriu da Santo Antônio o touro Reservado Grande Campeão da feira, por considerá-lo um excelente animal.  

Crédito das fotos Laura Cunico / LF Studio

Imprensa Devon e Bravon

Simone Müller / jornalista

(51) 99818-5834

devonimprensa@gmail.com