A grande vencedora entre os rústicos Devon na 40ª Expointer foi a Cabanha Timbaúba, de propriedade de Alfredo Tavares. Localizada em Pedras Altas, a propriedade levou os grandes campeonatos fêmea e macho, além do lote das melhores fêmeas. “É uma satisfação imensa celebrar este resultado no ano em que a Timbaúba comemora 110 anos de criação da raça Devon e 60 da criação de devon mocho”, afirmou Tavares, que representa a 3ª geração da família que lida com a raça.
Ele recordou todo o aprendizado que teve com o pai, João Alfredo da Silva Tavares, que o ensinou a fazer seleção genética, mesmo aprendizado que têm transmitido para seu filho, Leonardo. ” O resultado representa um trabalho de gerações com dedicação e paixão pela raça que não trocamos por nada”, disse. Tavares ressalta as qualidades da raça como precocidade, rusticidade e habilidade materna que a tornam muito rentável.
O lote campeão de Machos pertence à Cabanha Santa Alice, de Santa Maria, vencedora do grande campeonato fêmeas de argola na Exposição.
Segundo o jurado John May, a escolha foi difícil , assim com no julgamento de argola, pois os animais apresentavam alto padrão racial.
Confira os lotes vencedores:
Grande Campeã Fêmeas
- Box 1017
Melhor lote fêmeas
- Box 995
- Box 1002
- Box 1017 – Cabanha Timbaúba
Grande campeão machos
- Box 1005 – Cabanha Timbaúba
Melhor lote machos
- Box 1142
- Box 1200
- Box 1136 – Cabanha Santa Alice